MILHARES DE MUTILADOS

crianças4No final da guerra em Angola, calcularam que restou 11 milhões de habitantes – um quarto da população anterior. E, segundo cálculos pessimistas, calcularam 11 milhões de minas plantadas durante a guerra, a pretexto de defender a capital – uma mina para cada angolano. Infelizmente, um milhão de pessoas, entre adultos e crianças, são vítimas dessas minas. Destes, quem não morreu, ficou mutilado. Angola possui a maior taxa per capita de amputações do mundo.  (Foto:africaminhamami.blogspot.com)

mutiladosVocê pode pensar que sua habilidade de carpinteiro nada tem a ver com Missões. No entanto, organizações não-cristãs foram para Angola trabalhar para dar uma perna de madeira às crianças e fizeram missões em nosso lugar. O técnico em ortopedia, Nelson Nolé, brasileiro de Sorocaba-SP, fez um excelente trabalho nessa área, em Angola. Algumas crianças mais espertas já haviam feito como podiam suas próprias pernas mecânicas, outras apenas se arrastavam pelas ruas, e outras ainda estão necessitando de ajuda. Talvez para facilitar a assistência, depois da guerra, o governo mandou todos os mutilados do país para uma cidade só, providenciando-lhes moradia.

crianças5

Mas os vilões da amputação não são apenas as minas. A falta de assistência médica pode transformar casos solúveis em insolúveis. Meses depois que voltamos de Angola, recebemos uma notícia muito chocante. A irmã Mafuta, que nos apoiou e nos ajudou em tarefas do dia a dia com uma grande disposição de servir, pisou num prego e, por falta de cuidados médicos, teve que amputar o pé. Isso nos causou grande dor. Por favor, orem por ela. Que Deus manifeste sua presença na vida da Mafuta de uma maneira além do entendimento.

Foto:tokdehistoria.files.wordpress.com

Deixe um comentário